terça-feira, 24 de novembro de 2015

Origem do Fotojornalismo 
O fotojornalismo vem da raiz da fotografia, a informação sempre é objetiva, direta e tem a capacidade de transmitir informação pelo enquadramento, distância focal, composição, escolhido pelo repórter diante dos fatos. Nas comunicações impressas o uso da fotografia é constante e praticamente indispensável. O fotojornalismo pode ser uma especialização do jornalismo. É incrível como as pessoas confundem outros tipos de fotografias com o fotojornalismo.
A história do fotojornalismo no Brasil se inicia em 1900, quando apareceu a primeira fotografia impressa numa revista. Durante muito tempo o fotojornalismo no Brasil se limitou a retratos e fotos pousadas, onde fotografias e reportagens sociais, chegadas e partidas de políticos, esportes, eram principais notícias.
Demorou muito para que o Brasil utilizasse técnicas do fotojornalismo que também eram utilizadas no resto do mundo. A segunda guerra mundial serviu também para que o fotojornalismo brasileiro fosse impulsionado. Os jornalistas fizeram cobertura de todos os passos da guerra, e os profissionais brasileiros não tinham como fugir disso.
Na década de 50 outros acontecimentos importantes foram registrados para a revolução na imprensa brasileira: diagramação e pré-paginação. Na época, não existiam recursos tão sofisticados quanto os que temos hoje, portanto, os artistas gráficos eram de grande utilidade para planejar os esboços, o que os obrigavam a reservar bons espaços para fotos.
Diversas alterações ocorreram desde o início do fotojornalismo no Brasil, até hoje. Muitos fatores são responsáveis por isso, e o principal deles é o avanço tecnológico, trazendo possibilidades diferentes de formas de trabalho e de materiais a serem utilizados pelos fotojornalistas. É interessante e muito importante conhecer onde tudo se iniciou no país em que vivemos, e perceber como em tão pouco tempo, tantas mudanças de extrema importância já aconteceram e vão continuar acontecendo.
Laura Carello

A foto no jornalismo essencial para as novas mídias Foto: Condesing


Nenhum comentário:

Postar um comentário