terça-feira, 24 de novembro de 2015

Fotojornalismo no Brasil

Com a junção da luz com produtos químicos que surgiu as atuais câmeras. Os Irmãos Lumíere compreenderam que com os raios de luz incidem sobre um objeto de superfície irregular ou opaca e são refletidos de modo difuso. Apenas alguns raios de luz penetram na câmera e projetam a imagem do objeto na parede oposta à do orifício de entrada, com isso gerou a câmara obscura.
Anos depois em 1816 o francês Joseph Nicéphore Niepce, conseguiu fixa a imagem refletida em um suporte,  surgindo a primeira fotografia. A partir de então em vários locais do mundo, cientistas começaram a fazer experimentos para adquirir melhores imagens e menos tempo de exposição a luz, já que antes eram aproximadamente 8 horas.
A fotografia teve muita importância para o jornalismo na guerra da Criméia em 1855, onde o inglês Roger Fenton foi convidado para fotografar a soberania dos soldados ingleses, entretanto as fotos eram tiradas nos acampamentos e não mostrava a real face da guerra. Já em 1861 teve inicio a Guerra da Secessão, que agrupou vários fotógrafos e o fotojornalismo teve força.
No Brasil começou a chegar os primeiros fotógrafos em 1840. Relacionado ao foto jornalismo tivemos dois importantes, como Militão Augusto de Azevedo retratava a vida e o cotidiano dos paulistas, com as mudanças da urbanização. Marc Ferrez fez registros do inicio das construções das ferrovias.
Anterior as fotos se utilizavam desenhos ou pinturas, com a fotografia algum jornais começaram a circular usando o método da imagem no século XX, as principais revistas: Revista da Semana;  Fon-Fon; Ilustração Brasileira; O Malho; Jornal do Brasil. Também tivemos varias revistas que adquiriram o fotojornalismo: O Cruzeiro; Revista Manchete; Realidade e Veja.
O fotojornalismo é muito importante para a sociedade, pois complementa ou até mesmo conta uma história por si só, como aquele velho ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”. O texto com a imagem chama mais atenção do que uma pagina escrita apenas, por isso se faz necessário o Fotojornalismo.
Tatiana Graciano

Fotojornalismo  participou de muitas desigualdades sociais Fotos: Markusspiske

Nenhum comentário:

Postar um comentário