terça-feira, 24 de novembro de 2015

Agências fotográficas

As Agências fotográficas vieram depois das agências de notícias, que são empresas jornalistas que retém informações de fontes para juntar com os veículos de comunicações.
A Associação Brady foi à primeira forma de distribuição de fotografia, famosa por fotos de celebridades e Guerras Civis americanas e também por Mathew Brady (1823 – 1896) ter sido o fotografo oficial de Lincon em 1860, pelo qual teve seu trabalho reconhecido, pois naquela época poucos tinham uma fotografia de Abraham Lincon. Mathew em 1860 era um dos fotógrafos mais conhecido do mundo.
Além da Associação Brady tiveram outras agências fotográficas como: a Associação Press (Ap) nos Estados Unidos em 1927; Agence France-Presse (AFP) na França em 1958; Reuters na Inglaterra fundada em 1851 e aderiu o serviço fotográfico em 1946. As principais fotografias solicitadas eram as que envolviam crimes, conflitos, desastres, acidentes, atos de figuras púbicas, entre outros.
Em 1947 nos EUA foi fundada a primeira agência fotográfica da história a agência Magnum que teve surgimentos após a Segunda Guerra Mundial. Seus fundadores são Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, George Rodge e David Seymour (“ O Chim”). Robert Capa se tornou um dos fotógrafos mais importante da Europa por cobrir várias guerras. Atualmente a Magnum, tem mais de 40 sócios e um dos principais fotógrafos brasileiros que trabalhou na agência foi o Sebastião Salgado.
No Brasil a primeira agência fotográfica foi fundada no final de 1970, por Juca Martins, Nair Benedicto e Ricardo Malta, conhecida como Agência F4 e foi encerrou os trabalhos em 1991. Atualmente no Brasil as agências fotográficas pertencem aos jornais diários como: a Agência Estado, Agência Folha e a Agência O Globo.
Isabella Sad

Agência fotográfica apresenta muitas imagens para a mídia Foto: Rkarkowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário